13 abril 2021

Editorial: Por que paramos? (Número 3 ano XX)

EDITORIAL

Por que paramos?

     Muitos leitores atuais e antigos assinantes da Scarium Megazine veem fazendo esta pergunta.  Sim pertinentes da curiosidade.

      Um dos motivos principais foi pessoal, eu tive a necessidade de parar para realizar um novo projeto, não havia como levar duas ou três atividades ao mesmo tempo. Voltar aos bancos acadêmicos, dissertações, teses, artigos etc... Eu havia resolvido voltar para a universidade, além é claro, do convite a um novo emprego, um novo desafio.

     Um segundo motivo, desta vez mais técnico, que me fez repensar a revista no auge, sim, a Scarium tinha alcançado um número recorde de leitores -- a cada edição eles cresciam e desejavam edições antigas para completar a coleção --, foi o crescente número de publicações de antologias, surgiram na época várias editoras publicando escritores novos. Isso criava um desafio maior da concorrência pelos textos bons.  Os autores começaram a preferir estas publicações por causa da novidade e das melhores perspectivas que eram oferecidas. Era melhor parar no auge, do que descer a qualidade e os próprios leitores decidirem por isso.

     Qual o motivo da volta?  Essa resposta não darei neste editorial, pois ainda encaro como uma nova aventura, igualmente quando lancei a edição ZERO (experimental).  A princípio, a saber, uma questão de tempo de dedicação.

     Estou aguardando os velhos e novos autores para montarmos a edição 27.  Enquanto isso estou republicando on line antigos artigos e ensaios revisados que serviram de referência para teses e dissertações ao longo destes anos, assim como contos antigos e novos de diferentes vertentes da Literatura Fantástica. Já está republicado o antigo Catálogo de Ficção Científica: 1900 a 2002, não está atualizado, mas servirá de referência e consulta, caso alguém deseje dar continuidade ao trabalho.
:: Confira em https://www.scarium.com.br .

     Para terminar, segue uma novidade...  Estreou neste domingo a Coluna Ensaios de Literatura Especulativa do professor e pesquisador  Edgar Indalecio Smaniotto com o artigo: Quanta ciência deve ter uma história de ficção científica? Comentário a partir da resposta de Lewis a crítica de Haldane.  Não preciso nem comentar que vale apena dar uma passada por lá e conferir.  Se não me falha a memória, já está rolando um debate por lá.
:: https://www.scarium.com.br