21 abril 2021

Editorial: Vamos divulgar a literatura de Ficção Científica, fantasia e horror? (Número 4 ano XX)

      EDITORIAL

Vamos divulgar a literatura de Ficção Científica, fantasia e horror?

     Para maior parte dos leitores que leem alguma coisa neste Brasil, a ficção científica brasileira parece invisível. Por outro lado temos uma tradição de autores independentes e profissionais que singraram pelo gênero. O leitor gosta de ler ficção científica, ou pelo menos, assistir filmes e séries, muitas estrangeiras, isto é fato, mas há coisas brasileiras sendo produzida e gerando sucesso. Basta olhar o catálogo dos streams de filmes.

      A ficção científica brasileira existe, teve seus fundadores, seus pioneiros e mestres. Hoje ela se sustenta em contos, novelas e romances dispersos pela internet. Não é literatura marginal, mas não está na prateleira, pois não se viabilizou um produto vendável das grandes corporações estrangeiras para o Brasil.

      Um dos objetivos da Scarium on Line é divulgar a ficção científica brasileira, por hora, espalhada pela internet. Não temos a ideia de viabilizá-la como produto vendável, seria muita pretensão, mas tentar reunir em um só portal este material espalhado.

      Assim estamos aberto para receber não só seus contos, novelas, artigos, resenhas e livros, mas divulgar suas publicações e projetos. Tem um livro para lançar? Tem algum ebook que deseja distribuir ou desengavetar? Algum site para divulgar? Tem algum projeto de arte fantástica, quadrinhos, ilustração etc. Envie aqui para nós. Vamos divulgar, publicar e centralizar o conteúdo.

      Em tempo, estamos recebendo material para a edição 27 da Scarium, verifiquem o prazo no portal da Scarium. Será uma edição imprensa e também digital.

     Enquanto isso… Continuamos republicando on line materiais antigos.  Um exemplo é o livro digital “Biopanzer” do Josiel Vieira. Um mergulho no Cyberpunk. Este livro pediu para não ficar perdido no tempo.

Josiel Vieira fala do lado humano, pode ser considerado como um humanista, vai a fundo no sofrimento e capta todas as formas emocionais dos personagens. O mundo é cheio de conflitos e de interesses diversos moldados na angustia da vida, por outro lado os personagens são de sentimentos. Usa a ficção científica para criar e moldar ambientes, onde moverão as peças de suas cartas de tarô. Não espere naves espaciais, robôs, andróides, mundo desconhecidos, mas literatura. O mundo de Josiel é o nosso, um olhar para dentro de nós, para cada um de nós.

  Boa Leitura!

:: www.scarium.com.br

:: Contato - https://www.scarium.com.br/fale-conosco/

 

13 abril 2021

Editorial: Por que paramos? (Número 3 ano XX)

EDITORIAL

Por que paramos?

     Muitos leitores atuais e antigos assinantes da Scarium Megazine veem fazendo esta pergunta.  Sim pertinentes da curiosidade.

      Um dos motivos principais foi pessoal, eu tive a necessidade de parar para realizar um novo projeto, não havia como levar duas ou três atividades ao mesmo tempo. Voltar aos bancos acadêmicos, dissertações, teses, artigos etc... Eu havia resolvido voltar para a universidade, além é claro, do convite a um novo emprego, um novo desafio.

     Um segundo motivo, desta vez mais técnico, que me fez repensar a revista no auge, sim, a Scarium tinha alcançado um número recorde de leitores -- a cada edição eles cresciam e desejavam edições antigas para completar a coleção --, foi o crescente número de publicações de antologias, surgiram na época várias editoras publicando escritores novos. Isso criava um desafio maior da concorrência pelos textos bons.  Os autores começaram a preferir estas publicações por causa da novidade e das melhores perspectivas que eram oferecidas. Era melhor parar no auge, do que descer a qualidade e os próprios leitores decidirem por isso.

     Qual o motivo da volta?  Essa resposta não darei neste editorial, pois ainda encaro como uma nova aventura, igualmente quando lancei a edição ZERO (experimental).  A princípio, a saber, uma questão de tempo de dedicação.

     Estou aguardando os velhos e novos autores para montarmos a edição 27.  Enquanto isso estou republicando on line antigos artigos e ensaios revisados que serviram de referência para teses e dissertações ao longo destes anos, assim como contos antigos e novos de diferentes vertentes da Literatura Fantástica. Já está republicado o antigo Catálogo de Ficção Científica: 1900 a 2002, não está atualizado, mas servirá de referência e consulta, caso alguém deseje dar continuidade ao trabalho.
:: Confira em https://www.scarium.com.br .

     Para terminar, segue uma novidade...  Estreou neste domingo a Coluna Ensaios de Literatura Especulativa do professor e pesquisador  Edgar Indalecio Smaniotto com o artigo: Quanta ciência deve ter uma história de ficção científica? Comentário a partir da resposta de Lewis a crítica de Haldane.  Não preciso nem comentar que vale apena dar uma passada por lá e conferir.  Se não me falha a memória, já está rolando um debate por lá.
:: https://www.scarium.com.br