Arqueologia da FC
O Projeto Arqueologia da Ficção Científica tem por objetivo resenhar romances e contos de ficção científica publicados, em língua portuguesa, do advento da ficção científica ao fim do século XX.
Perry Rhodan, panorama da publicação da série no Brasil.
Perry Rhodan é uma série de ficção científica alemã de enorme sucesso comercial naquele país, publicada pela primeira vez em 08/09/1961 na Alemanha, cujo número 1 tinha o título de Missão Stardust, hoje a série atingiu naquele pais o número 2461 (Der unendliche Raum) do ciclo Negasphëre. No Brasil a série chegou em 1966,... »
Perry, nosso homem no espaço Vol. 1
Em um artigo anterior desta coluna, comentamos as varias etapas de publicação pela qual a série Perry Rhodan passou no Brasil. Mas o que poucos leitores dos livros sabem é que no longínquo ano de 1975, a Editora Etcetera publicou a versão em quadrinhos do personagem, que hoje se tornou uma raridade, inclusive com alguns... »
O presidente negro: síntese do pensamento racista de Monteiro Lobato
Edgar Indalecio Smaniotto Em O Presidente Negro ou Choque das Raças (Editora Globo, 2008), publicado originalmente em 1926, Monteiro Lobato, neste seu único romance adulto e de ficção científica, constrói uma narrativa que se passa em dois momentos distintos: em 1928 e no ano de 2.228, ou seja, trezentos anos no futuro. Ayrton, cobrador da empresa Sá, Pato & Cia. sofre um... »
A INVASÃO: romance de um Brasil Potência
Edgar Indalecio Smaniotto José Antônio Severo é um escritor dotado de sutil arte narrativa. Jornalista, trabalhou nas revistas Realidade e Veja, nos anos 60. Editor-executivo da revista Exame nos anos 70, editor chefe de telejornais na Rede Globo de Televisão e diretor geral de Jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão. Em jornais, trabalhou, entre outros,... »
Passageiros para Vênus: relativismo filosófico, política e pós-humanismo.
Edgar Indalecio Smaniotto Resenha do romance: Passageiros para Vênus (The World Jones Made) de Philip K. Dick. Trad. Laís Mourão e Fernando Tavares. Rio de Janeiro: Editora Bruguera, 1956. Estamos em 1995, o planeta Terra sofre os efeitos da recente terceira guerra mundial, entre estes efeitos estão as mutações provocados pela radiação atômica. Mas estamos... »