19 setembro 2009

Arqueologia da FC - Edgar Smaniotto

Arqueologia da FC

O Projeto Arqueologia da Ficção Científica tem por objetivo resenhar romances e contos de ficção científica publicados, em língua portuguesa, do advento da ficção científica ao fim do século XX.

PerPerry Rhodan, panorama da publicação da série no Brasil.ry Rhodan, panorama da publicação da série no Brasil.

Perry Rhodan é uma série de ficção científica alemã de enorme sucesso comercial naquele país, publicada pela primeira vez em 08/09/1961 na Alemanha, cujo número 1 tinha o título de Missão Stardust, hoje a série atingiu naquele pais o número 2461 (Der unendliche Raum) do ciclo Negasphëre. No Brasil a série chegou em 1966,... »

PerPerry, nosso homem no espaço Vol. 1ry, nosso homem no espaço Vol. 1

Em um artigo anterior desta coluna, comentamos as varias etapas de publicação pela qual a série Perry Rhodan passou no Brasil. Mas o que poucos leitores dos livros sabem é que no longínquo ano de 1975, a Editora Etcetera publicou a versão em quadrinhos do personagem, que hoje se tornou uma raridade, inclusive com alguns... »

O pO presidente negro: síntese do pensamento racista de Monteiro Lobatoresidente negro: síntese do pensamento racista de Monteiro Lobato

Edgar Indalecio Smaniotto Em O Presidente Negro ou Choque das Raças (Editora Globo, 2008), publicado originalmente em 1926, Monteiro Lobato, neste seu único romance adulto e de  ficção científica, constrói uma narrativa que se passa em dois momentos distintos: em 1928 e no ano de 2.228, ou seja, trezentos anos no futuro. Ayrton, cobrador da empresa Sá, Pato & Cia. sofre um... »

A INVASÃO: romance de um Brasil Potência

A INVASÃO: romance de um Brasil Potência

Edgar Indalecio Smaniotto José Antônio Severo é um escritor dotado de sutil arte narrativa. Jornalista, trabalhou nas revistas Realidade e Veja, nos anos 60. Editor-executivo da revista Exame nos anos 70, editor chefe de telejornais na Rede Globo de Televisão e diretor geral de Jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão. Em jornais, trabalhou, entre outros,... »

PasPassageiros para Vênus: relativismo filosófico, política e pós-humanismo.sageiros para Vênus: relativismo filosófico, política e pós-humanismo.

Edgar Indalecio Smaniotto Resenha do romance: Passageiros para Vênus (The World Jones Made) de Philip K. Dick. Trad. Laís Mourão e Fernando Tavares. Rio de Janeiro: Editora Bruguera, 1956. Estamos em 1995, o planeta Terra sofre os efeitos da recente terceira guerra mundial, entre estes efeitos estão as mutações provocados pela radiação atômica. Mas estamos... »