23 setembro 2008

A Lenda do Lobisomem

O Lobisomem, também conhecido como licantropo, é um ser derivado da transformação de um homem em, ou em algo semelhante, a um lobo, em noites de lua cheia, só voltando à forma humana quando o dia amanhece.

A lenda tem origem em tradições européias e encontram as suas raízes na mitologia grega. Um dos lobisomens mais antigo foi Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo durante nove anos após o sacrifício a Zeus Liceu.

Segundo as lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com uma bala de prata.

No Brasil, as versões da lenda são muitas, variando de acordo com a região em que ela é contada. A mais famosa é aquela onde um lobisomem morde um ser humano normal transmitindo a maldição. Outra versão interessante é aquela que diz que o lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira em uma encruzilhada. Depois de transformado, sai a noite procurando sangue, matando ferozmente tudo o que move. Antes do amanhecer, ele volta para a mesma encruzilhada e volta a ser homem.

A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, e assim como em todo o mundo, os lobisomens são temidos por quem acredita em sua lenda. Algumas pessoas dizem que alem da prata, o fogo também mata um lobisomem.

Outras acreditam que eles se transformam totalmente em lobos e não metade lobo e metade homem... mudam de forma a hora que querem e sabem o que estão fazendo quando se transformam.

A Scarium 22 traz 11 contos sobre Lobisomens de autores nacionais.

http://www.scarium.com.br/vintedois.html