31 outubro 2008

Scarium 6 anos de labuta, quem sabe mais 10 anos?

Fazer cada edição da Scarium para mim é algo especialíssimo e também muito gratificante. Dá um grande trabalho produzir cada página!

Tudo começa ao receber as contribuições dos escritores, cobrar prazos do envio de materiais como artigos e resenhas, procurar um ilustrador para a capa, tarefa nada fácil! Mandar os textos para a revisão, muitas vezes ingrata, pois por maior que seja o esforço voluntário, sempre passa erros.

Editorar os textos de uma forma que agrade não só o leitor mais também o autor, pois temos que tentar ao máximo manter os negritos, itálicos e sublinhados da vida.

Por fim, o envio do material para a gráfica, esperar os prazos e os atrasos, conferir se está tudo em ordem página por página, tarefa enfadonha, que às vezes acaba passando “batida” por causa da pressa de ter os exemplares circulando. Com os exemplares na mão, agora vem a tarefa da distribuição, assinantes, compra nos sites, exemplares de divulgação, colaboradores etc...

A distribuição é uma peça importante. A responsabilidade de fazer os exemplares chegar a mão dos leitores, que nem sempre chega. Pois é! Há casos do envio ser feito até 4 vezes para o mesmo leitor, pois o endereço está errado, ou os correios resolve não achar o leitor, ou o leitor mora em área onde os correios não atende, o vizinho que fica com a revista, ou a esposa que resolve dizer que o leitor não mora naquele endereço, ou simplesmente, os exemplares desaparecem num buraco negro, ou em um universo alternativo, onde deverá estar todas as revistas do mundo que evaporam da superfície da terra.

Fazer uma edição eletrônica é muito mais fácil, pois as duas etapas finais, gráfica e distribuição não existem, ou melhor, gráfica não existe e a distribuição é feita pela internet, muito mais fácil, basta clicar e fazer o download. Eu sei que este é o futuro, e que provavelmente, a Scarium irá se desintregar neste mar digital. Não estou falando contra as edições eletrônicas.

Por hora, estamos firme e forte na empreitada, pois enquanto tivermos um número considerável de assinantes, compradores e colaborados vamos providenciando cada número. A Scarium está de pé e a cada edição cresce o número de assinantes, ou ora, se mantém estável, por isso acho que ainda terá uma vida longa, talvez mais 6 anos ou quem sabe 10 anos. O leitor que vai decidir.

Marco Bourguignon
editor


30 outubro 2008

Scarium viajando pelo mundo


Amigos e amigas,


Nesta última semana estou recebendo uma enxurrada de contos para análises vindo do exterior, dos mais diversos países, alguns já traduzidos, facilitando muito, outros em inglês e muitos em línguas que até desconheço, pois no meu e-mail aparecem caracteres não suportados, talvez vindo de países asiáticos ou árabes. Agradeço muito estas contribuições, mas só ressalto que as análieses destes materiais vai demandar um bom tempo.


A Scarium viajando pelo mundo!


[ ] editor


27 outubro 2008

Próxima capa da scarium


Olá amigos e amigas,

Abaixo a capa da próxima edição da Scarium, a arte da capa é de Edgar Franco, "Semeadores Pós- Humano".

Semeadores Pós-Humanos


17 outubro 2008

Scarium de volta ao ar


Olá,


Depois de um problema técnico que paralisou todo o website da Scarium, ontém, dia 16 de outubro, estamos de volta, mas por hora sem novidades.


Marco Bourguignon
editor/webmaster


16 outubro 2008

Scarium fora do ar


Olá amigos e amigas,


Hoje, 16 de outubro, estamos tendo problemas com o portal da Scarium, por isso ele está fora do ar. Já contactamos o suporte técnico e ficamos a espera de uma solução. Infelizmente alguns problemas fogem da nossa alçada. Só nos resta aguardar, pois parece que o negócio foi sério por lá.


Um grande abraço,


Marco Bourguignon
editor/webmaster


09 outubro 2008

Migrando o nosso informativo


Amigos e amigas,



Estamos migrando este boletim para o Google Groupos. Todos já devem ter recebido um convite para se associar. Para continuar a receber nossas novidades, promoções, concurso e atualizações, vocês devem aceitar o convite.



O objetivo é melhorar a distribuição do nosso informativo e também limpar o nosso cadastro, pois não adianta quantidade sem qualidade.



Atenciosamente,



Marco Bourguignon

editor/webmaster



www.scarium.com.br

editorblog.scarium.com.br


04 outubro 2008

Olá amigos e amigas,

# AGRADECIMENTOS

Primeiramente, venho agradecer a audiência da Scarium On Line e os seus sites associados e segundo também agradecer pela divulgação da Scarium Lobisomem.

A edição atingiu uma venda record em um tempo bastante curto. Tive que fazer 2 reeimprensão para fazer frente a demanda. Temos poucos exemplares disponíveis. Depois somente por encomenda. Graças a vocês, que divulgaram e curtiram a edição que me motiva a seguir em frente. Um agradecimento especial a todos os assinantes, que a cada edição vem crescendo e me possibilitando montar as edições futuras.

Os meus agradecimentos a todos os escritores que participam e participaram da Scarium, sem os colaboradores a revista não seria nada. Em breve, estaremos recebendo o ISSN e o código de barras, mas para isso preciso que a edição continue crescendo.

Isso vem mostra que devo continuar com as edições em papel. As edições em papel não tem tiragens de milhares de downloads, mas garanto que quem coloca os seus Reais na publicação, lêem, guardam e redistribuem, além de ser um público fiel e especializado.

# PRÓXIMA EDIÇÃO DA SCARIUM

Uma edição com os melhores contos dos concurso promovidos pela Scarium. Eu estava devendo a publicação deste material e agora vai sair.

# EDIÇÃO PARA FECHAR O ANO:

Já estamos selecionando os contos e já recebemos alguns materiais. Uma edição exclusiva de FC, com bastante aventura e ação. Não há tema, apenas que seja de FC. Ainda não temos um capista e se alguém se apresentar precisamos de quadrinhos.

Venha participar da Scarium!

http://www.scarium.com.br
http://editorialblog.scarium.com.br


#NÃO PERCAM NOVO PROJETO

http://www.efanzine.com.br Um local para divulgar as produções eletrônicas dos fanzines.

Em breve um novo espaço só para fanzines eletrônicos

Olá amigos e amigas,

Em breve teremos um espaço somente para divulgar e hospedar sem custo fanzines eletrônicos: www.efanzines.com.br. Mande os seus efanzines ou os seus links para a divulgação.

Marco Bourguignon
editor

03 outubro 2008

Seletivas de contos para a edição 24

Olá amigos e amigas,

Estamos iniciando a seletiva de contos de ficção científica para uma edição especial de fim de ano. Será a edição 24 da Scarium.
Os contos devem conter bastante aventura e ação e versar especialmente no gênero ficção científica.

contatos para: editor@scarium.com.br