29 setembro 2005

Notas de Sexta-feira

A relação literária entre Brasil e Portugal foi construído, ao longo dos séculos, sobre dois aspectos bem distintos, ora de aproximação, ora de distanciamento. Graças ao advento da Internet foi possível estabelecer um fluxo constante de colaborações entre ambos os lados do Atlântico. Ao analisar a atual literatura fantástica entre o Brasil e Portugal percebem-se conexões literárias e interesses convergentes. Estamos caminhando não para uma FC brasileira e nem para uma FC portuguesa. Quem sabe em um futuro próximo poderemos falar de uma FC lusófona?

Mas o fluxo de colaborações tem sido maior do Brasil para Portugal. Escritores brasileiros têm sido publicado mais em Portugal (vide Enigma), do que os de Portugal no Brasil (vide Scarium). Deixo aqui o convite aos portugueses enviarem suas contribuições para o Brasil.

28 setembro 2005

Mudança de endereço do nosso editorial Blog

Amigos e amigas,

Por motivos de facilidades tecnológicas resolvi mudar o endereço deste editorial blog, que passa a ser hospedado pelo Google, então atualizem o seu favoritos.

http://scarium.blogspot.com/

26 setembro 2005

Abertas Submissões: Redes virtuais de Computadores

Estão abertas submissões para antologia em papel sobre Redes Virtuais de Computadores. Pretende-se editar o livro em 2006, para isso precisamos de contos novos de qualidade e ousadia (contos não tão-somente direcionados para o mercado). Fica estabelecido o limite de 8.000 palavras, mas este limite não é regra tão rígidas, segue apenas para orientar o autor, pois dificilmente aceitaremos algo acima. O prazo final para submissão é 30 de janeiro de 2006. Veja as nossas regras de submissão aqui.

23 setembro 2005

Notas de sexta-feira

Nas notas de hoje, não pretendo divulgar as novidades da Scarium On Line, apenas fazer uma reflexão sobre a inércia da ficção científica brasileira. Mas que inércia é esta?

A bem da verdade, não é uma inércia no que diz respeito à produção, apesar desta ainda ser muito pouca e ficar limitado a alguns autores estrangeiros, na cola de filmes de sucesso, e uma meia dúzia de escritores nacionais que se arriscam a investir em produções independentes. A FC brasileira não é nada incipiente. A inércia está mais ligada à falta de ousadia, de experimentações e de um movimento literário sólido. Sintetizando, a falta de novas idéias.

Parece que os autores ainda continuam tentando apostar em fórmulas estrangeiras de sucesso e esquecem a nossa velha realidade literária.

Fica aqui um convite: quem se arrisca a mandar algo novo e ousado para publicarmos na Scarium?

17 setembro 2005

Rápida Atualização

Fechando mais uma parceria, estou distribuindo o livro *Incidente no Caribe* de Denise Reis, através da nossa Loja Virtual. Um projeto que se iniciou com o livro Vaca Profana de Rogério Amaral, que visa colocar à venda livros de autores independente na Scarium On Line.

Incidente no Caribe é um exclente romance de ficção científica, onde a autora se apoia e se fundamenta perfeitamente nas teorias científicas para compor sua narrativa.

As cenas são ageis e alucinantes, permitem ao leitor acompanhar em um só fôlego a jornada e as aventuras de Renato di Cosmo, o nosso personagem principal. O suspense é o ingrediente fundamental para dar aquele sabor a mais a história.

A autora mexe com conceitos de viagens no tempo, filosofia, biologia, ecologia e também questões religiosas e políticas. O nosso herói tenta entender e superar toda a problemática sobre o seu próprio paradoxo de deslocamento do tempo.

O livro também serve de alerta para o mundo atual, e para as conseqüências que o homem deve sofrer pela devastação do planeta. A autora merece um reconhecimento e um grande carinho do público de Ficção Científica por sua obra.

Preparem-se ao ler este livro pois será uma viagem vertiginosa pela humanidade.

Abaixo os links citados neste editorial:

Loja Virtual da Scarium - www.lojavirtual.scarium.com

09 setembro 2005

Notas da sexta-feira:

Amigos e amigas,

Estou de volta com as atualizações na Scarium On Line, depois de uma semana sem computador. Fico indignado com os prestadores de serviços, principalmente as assistências técnicas de informática. Ou falta conhecimento especializado ou gostam de brincar com a nossa paciência. Um problema simples se tornou um bicho-de-sete cabeças com idas e vindas. Vamos às novidades:

Nesta semana, coloquei no ar a primeira edição da revista eletrônica Scarium Info, uma evolução do Boletim da Scarium distribuído por e-mail, agora com um endereço fixo e domínio próprio. Aos poucos vamos modificando a apresentação e o conteúdo, mas o objetivo principal deste informativo continua sendo o mesmo, ou seja, apresentar o conteúdo da Scarium On Line e da Scarium MegaZine.

Ainda não consegui tempo para por em prática um antigo projeto, que é criar uma edição em inglês da Scarium On Line, visto os recentes interesses dos estrangeiros na produção nacional. Não seria uma simples tradução das páginas, mas materiais destinados a este público. Fica aqui o meu convite para aqueles autores que possuem materiais escritos na língua do Tio Sam e desejam divulgar.

Fico feliz, pois o E-book da Fabiana Câmara, Fantástica Margem, ultrapassou 200 downloads. Um ótimo estudo sobre a nossa atual ficção fantástica. Não deixem de ler, caso tenham curiosidade, é obrigatório para pesquisadores.

Também nesta semana colocamos mais dois implementos no site, que aos poucos serão atualizados com sugestões de nossos leitores. O primeiro é uma página com endereços de websítios de ficção científica ao redor do mundo. O segundo é o link Na Teia, onde estão os sítios mais importantes que fazem ligações com a Scarium On Line.

Para finalizar, coloquei no link colaborações algumas diretrizes básicas dos autores que desejam enviar suas obras para a Scarium.

Abaixo os links citados neste editorial:

Scarium Info - www.scarium.info
E-book Fantástica Margem - www.scarium.com.br/e-books/sebook5_08_05.html
Ficção Científica ao Redor do Mundo - www.scarium.com.br/links/linksworld.html
Na Teia - www.scarium.com.br/links/teia.html
Colaborações - www.scarium.com.br/colabora.html